sexta-feira, 30 de setembro de 2011

E esse tal retorno de Saturno, einh? Isso existe?

Olha, ainda não sei se estou na idade (tenho 25 anos), mas umas amigas mais velhas e mais neuróticas não param de falar dessa porcaria de retorno de Saturno. Nem sabia que Saturno tinha ida a algum lugar [pra mim ele tava bem quieto entre Júpiter e Urano], mas comecei a ficar preocupada. Isso existe mesmo?

Ninfetinha

Cientistas da Universidade do Leste de Botsuana, após analisar 171 voluntárias, concluiram que, sim, O RETORNO DE SATURNO EXISTE. De acordo com os estudos minunciosos e metodologicamente corretos da equipe botsuanesa, ele é uma espécie de planeta Melancholia que se aproxima da vida de cada mulherzinha antes dos trintinha. Mas, como o universo é mais criativo que o Lars Von Trier as possibilidades reais são infindas.

Claro, não devemos nos esquecer de tudo que aprendemos no cinema com Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg. Há os paralelos fundamentais com o pequeno Lars: independentemente de você ser a personagem racional ou a irracional da vida, você terá seus momentos de histeria [e, sim, a mamãe não contou, mas eles são maravilhosos]. O Jack Bauer vai mesmo se matar no estábulo [porque, sim, o papai não disse, mas os homens não resistem à menor pressão. Esqueça a coragem masculina, queridinha, isso só existe no super-herói do desenho]. E, por último mas não menos importante, não adiantar correr, o planetão vai te pegar.

Passadas essas semelhanças, a vida imita a arte com um poder antropofágico muito maior. Num momento de angústia e solidão diante do fim, por exemplo, podemos ter como resultado o inverso do "Brokeback Mountain" [e se você pensou: mas elas são irmãs!, me erra. O mundo tá acabando e você ainda se preocupa com essas besteiras?]. Aproveitando o ensejo de que um planeta ridículo está acabando com tudo, podemos ajudá-lo também a destruir a humanidade vivendo um “Dia de fúria”. Ou, antes que não reste pedra sobre pedra, arrasar mais um coraçãozinho numa coisa meio “Closer”.

Seja lá o rumo de seu pequeno planeta Melancholia, fato é: ele vai chegar. E praqueles momentos em que o buraco parece estar sempre mais embaixo e o fim do túnel temporariamente desativado ou fora do ar, mentalize: “when i´m good, i´m very good. when i´m bad, i´m better”. Quando você se assustar, já estará em Urano.

Nenhum comentário: